domingo, 29 de maio de 2011

Epitáfio
Composição : Sérgio Britto
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...(2x)
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr...

Como se não houvesse amanhã

Em meio à robotização dos sentimentos humanos, ocasionada pelo crescente individualismo típico da sociedade capitalista, parece que ainda há alguém que se importa com as emoções humanas.
O compositor Sérgio Britto, ao por no papel a letra da música Epitáfio, interpretada pelos Titãs, é um exemplo disso. Nos 31 versos que compõem a canção, ele deixa explicito os desejos de uma pessoa que morreu e se arrepende por não ter aproveitado devidamente a vida pelo simples fato de ter se importado com problemas pequenos e ignorado as emoções.
E aí fica a belíssima lição de que devemos viver intensamente cada momento, como se fosse o último, pois ninguém sabe quanto tempo ainda tem.
Resenha da música Epitáfio, Titãs
Por Larissa Ferreira da Silva

A sina do retirante

O texto descreve a luta de uma viajante do norte que vai juntamente com sua família, em busca de boas oportunidades, de uma vida mais digna do que aquela que vivia: na seca, passando fome.
Mostra também, toda a decepção deste homem ao perceber que não era tudo aquilo o que ele esperava e que não fora reconhecido por nenhum  de seus feitos, sendo vítima, até mesmo, de preconceito de outros que o julgavam menos importante.
A grande ironia, pois, é que o título da música não faz referência ao pobre homem, o qual era tratado como apenas mais um retirante, e de “cidadão” não tem nada. Vejo então, que ela trazia à tona aquele antigo provérbio: “não há lugar como o nosso lar”.
Resenha da música Epitáfio, Titãs.
Por Ana Stela B. Marinho

Manual de instrução



São poucas as músicas que têm uma qualidade como “Epitáfio”, ultimamente. Uma linda letra que contém, em pequenos versos, uma rápida lição do fazer e não fazer em sua vida. Um estereótipo que não importe a época irá fazer sucesso.
Deveríamos parar e escutarmos a letra, tentar amar mais uns aos outros, chorar nos momentos certos e se importar apenas com o que devemos nos importar, seria uma ótima opção para o dia-a-dia, talvez até isso possa ser de “segredo” de como manter um bom-humor e saber lidar com pressões, porém, muitos a escutam e não reparam no que ela tem a dizer.
Finalizo na esperança de que letras como essa continuem a ser feitas, mudando o ponto de vista de algumas pessoas em relação ao que é música, além de como aproveitar uma vida ou pelo menos aprender a lidar com ela.
Resenha da música Epitáfio, Titãs
Por Amadeus Lucas

domingo, 22 de maio de 2011

Nossa trilha sonora

Poderíamos realmente deixar tudo assim. Está tudo realmente bem, o sol está lá fora, a lua também, estamos sentados à mesa, conversando bobagens, mas um dia, vai ter que acabar, infelizmente, nem tudo dura para sempre e, quando for pra pensar em alguém, vamos pensar em nós juntos, os momentos felizes, aí fica tudo bem, tudo sempre bem, somos eternos personagens do 3º ano, do 3º “BI", cada personagem, que ficará na memória, guardado dentro do coração.

Por Enquanto
Composição : Renato Russo

Mudaram as estações, nada mudou
Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Ta tudo assim tão diferente

Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre
Sem saber, que o pra sempre, sempre acaba

Mas nada vai conseguir mudar o que ficou
Quando penso em alguém só penso em você
E aí, então, estamos bem

Mesmo com tantos motivos
Pra deixar tudo como está
Nem desistir, nem tentar agora tanto faz
Estamos indo de volta pra casa

Mesmo com tantos motivos
Pra deixar tudo como está
Nem desistir, nem tentar agora tanto faz
Estamos indo de volta pra casa

domingo, 1 de maio de 2011

Com eles, dá pra nos sentirmos mais vivos


Uma das maneiras mais práticas de mostrar que o fato de o bem vencer o mal não é um clichê ultrapassado e, muitas vezes, existente apenas em novelas e filmes, é encontrar pessoas expressando afeto sem pedir nada em troca: são os amigos.
Quando isoladas, as pessoas passam a adquirir problemas com depressão; síndromes das mais diversas; além de se tornarem antipáticas em relação aos outros. Entretanto, com “amigos mais chegados que irmãos”, podemos nos sentir à vontade para falar; chorar; gritar de tanto rir ou rir de tanto gritar.
É isso que, mesmo com o passar do tempo (tento em nossas vidas, quanto na historia da humanidade), eterniza-se e nos ajuda a viver.
Apesar dos problemas enfrentados para construir nossas personalidades, quando encontramos a “amizade que está para o amor e ninguém pode negar que lhe é superior”, nos sentimos tão jovens e, como diria Renato Russo, “ com todo tempo do mundo”.
Por Giuliana Amanda

quinta-feira, 17 de março de 2011

Melhores Redações!

“Dos filhos deste solo és mãe gentil”
Brasil, um país de mil faces. Nação de cores, misturas, tradições, regiões ricas de norte a sul, em cada canto dessa terra de palmeiras existe um caldeirão de diversidade.

Deixando hoje criticas a parte, pensemos nas belas virtudes de nosso país. O Brasil hoje tem um grande valor no mercado mundial, país de vários gênios da arte e de pessoas honradas, benditos aqueles que com o suor do rosto sustentam esse país, sejam louvados os trabalhadores que fazem crescer a nação.

E se é verdade que Deus é brasileiro, que seja mesmo, que abençoe os brancos, pretos, amarelos, vermelhos, filhos da pátria amada, Brasil.
Por Dennison Lucas

Melhores Redações!

Hibridismo cultural
Desde o período da colonização, já era possível observar as diferenças existentes entre os povos que habitam aqui. Foi esse choque de culturas tão distintas que ocasionou a diversidade de crenças em nosso país.

                A miscigenação gerada pelo contato desses povos com convicções diferentes nos proporcionou uma rica herança cultural, que hoje é nitidamente expressa pelos regionalismos, ou seja, pelas variações nos costumes e tradições existentes entre as diferentes regiões do país.

Resultado da fusão entre “culturas puras”, o nosso país é híbrido  culturalmente , representando um tipo de espelho que reflete um pouco das crenças existentes no mundo inteiro.
Por Larissa Ferreira

Melhores Redações!

Por que esconder as raças?
Um país rico em diversidade de cores, linguagens, jeitos, como o Brasil não deve ter nenhum preconceito com esses aspectos, certo? Errado. Mesmo com toda essa mistura , ainda há brasileiros cuja cor, ou lugar onde mora, ou poder aquisitivo, os fazem pensar serem superiores.

Presença de sangue negro,indígena, branco e todas as outras “raças”, nos fazem ser um povo que, supostamente, não exaltam uma cor em relação a outra.

No entanto, para declarar que quem tem pele clara (num país tropical) é superior intelectualmente, por exemplo, criamos as cotas, as quais procuram colocar o índio e o negro como beneficiados para maquiar o que os queridos brancos colonizadores fizeram passar.

O Brasil deveria ser o país cuja força está na variabilidade.
Por Giuliana Amanda 

Melhores Redações!

Múltiplas faces
           Confesso que fico impressionado com a escassez de nacionalismo do nosso povo. Falo isso não para discutir este assunto, mas para servir de carro-chefe de outro assunto: as diversidades brasileiras. O Brasil é um país rico - inclusive em coisas ruins - e devido a isso ele se torna um país vasto, é só olhar em volta.

          No rio de janeiro, praias e residências caras dividem a atenção com morros e favelas. Saindo da ‘ cidade maravilhosa’ voamos aos pampas gaúchos, ali pessoas altas e loiras de olhos claros carregam no DNA o padrão europeu. De lá, partimos para o norte, onde pessoas morenas, de olhos e cabelos negros predominam, pura brasilidade. Ou não.

         Afinal, o Brasil é o país onde não é representado uma só raça ou credo, mas sim uma infinidade deles. E como diriam os digníssimos Paralamas do Sucesso: “Essa índia tem sotaque do sul, essa lourinha tem cabelo Bombril [...]”.
Por Hassler Cavalcante

Melhores Redações!

Terra de todos os povos
          Este nosso grandioso país, dito de belezas mil, constituído de um povo heróico, é hoje conhecido mundialmente não por acaso, mas sim por suas particularidades em cada parte desta esplendorosa nação.

        De norte a sul do Brasil é possível encontrar várias formas de sociedade, compostas pelo povo brasileiro que na verdade é de todo o mundo; mistura de cores e costumes que resultou nesta enorme tribo de 190 milhões.

           O Brasil tem um pouco de cada canto do mundo, acolhendo os que vêm de fora e guardando os que são seus filhos com muito amor.
Por Ana Stela Bento Marinho

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Melhores Redações!

Venda nos  olhos
Eu sei muito bem o que faço. E, a menos que tenha  problemas mentais, creio que qualquer jovem saiba a diferença entre o certo e o errado. Nós vivemos numa sociedade hipócrita, onde as pessoas que comandam o poder em geral, fecham os olhos para os nossos problemas.
Qualquer um aprende, o que se deve ou não fazer,o que é digno ou não. Ah, mas uma pessoa que não teve oportunidade de uma boa formação, não pode ser julgada a um nível de discernimento igual o de jovens bem nascidos e que tiveram todas as oportunidades; Afirmam isso os hipócritas que defendem os direitos humanos. Mas é claro que  podem! Por acaso, a maioria dos menores infratores não são de classe média-baixa, vivem em comunidades e consequentemente, não vêem bandidos morrendo todos os dias antes dos 25 anos? Isso é um aprendizado,são seres que raciocinam, desde muito cedo e que podem responder por seus crimes.
As pessoas de bem, pais de família, trabalhadores, verdadeiros heróis são vítimas vulneráveis de pequenos demônios.Paradoxal e Insana, assim é nossa lei.
                                                                                                                            Por Hassler Cavalcante.

Melhores Redações!

Quem são os verdadeiros marginais?
          O Brasil não é conhecido como um dos países mais seguros do mundo. Hoje em grandes favelas de metrópoles nacionais não sabemos quem está ali para nos proteger ou para nos roubar.Em meio a tantas violências nos dias atuais, quem deveria nos proteger infelizmente acaba entrando na máfia das drogas.

         O tráfico é hoje a grande força do estado, sendo protegido pela polícia e até pelo governo. Na semana passada, foram presos quatro policiais,acusados de proteger e fornecer armas aos traficantes. Os policias eram justamente os mesmos reconhecidos por operações de sucesso contra o tráfico, apreenderam toneladas de cocaína e maconha.Somos mesmo o país da impunidade,será que só esses policias estariam envolvidos nesse esquema?
          Até quando vamos nos deixar manipular pela mídia?                                                                                                                                                                             E enquanto rios de dinheiro correm soltos nos bolsos de marginais (de colarinho ou não) vivemos a mercê da sorte.
                                                                                                             Por Dennison Lucas Vasconcelos.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Início


Quando éramos crianças pensávamos em sempre ser mais velhos
Quando nos limitavam de alguma coisa sempre pensávamos em nos opor, mas não tínhamos maturidade nem armas pra isso.
Agora estamos aqui.
Estamos entre as lacunas de nossas vidas, o fim e o começo, começa agora.
Começa a historia de nossa vida a ser escrita mais firmemente e cruamente.
E termina agora, a nossa historia de inocência e simples prazer, começamos agora a ter mais, ou ao menos pensar, em ter mais responsabilidade, terminamos agora de nos vermos todos os dias e compartilhar tudo. Somente tudo.
Daqui em diante vamos nos enxergar mais maduros, trilhando o nosso caminho, vamos ver que tudo que ficou para trás, não vai passar de uma lembrança, uma simples e feliz lembrança.
Vamos tentar trilhar nossas vidas, nos rumos certos. Vamos conseguir.
E por esse caminho que passamos, reconhecemos todos os que passaram e que de alguma forma nos ensinaram.
Agora não temos tempo a perder.
Temos todo tempo do mundo.